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Como o GitHub pode ser utilizado para facilitar o entendimento das normas de sua equipe.⚓︎

Recentemente li a newsletter Psychological Safety and Norm Clarity in Software Engineering Teams escrita por Abi Noda. Em seu texto, Noda faz um breve resumo sobre sua leitura do artigo Psychological safety and norm clarity in software engineering teams1, que examina como a segurança psicológica e a clareza das normas impactam na eficácia de uma equipe2.

Neste sentido, segurança psicológica se refere à crença de um grupo em relação à segurança para expressar opiniões, assumir riscos e cometer erros sem o receio de consequências negativas. Ela cria um ambiente no qual os indivíduos se sentem à vontade para compartilhar ideias, fazer perguntas e contribuir de forma autêntica, o que promove a inovação e a colaboração. Por exemplo, um membro pode se sentir à vontade para apontar problemas em uma solução proposta, mesmo que isso signifique discordar do líder, sabendo que suas preocupações serão valorizadas e consideradas.

Por outro lado, normas sociais são regras e padrões de comportamento amplamente aceitos e seguidos por um grupo. Elas definem o que é considerado apropriado ou esperado em termos de comportamento, interações e desempenho. Podem incluir a maneira como as reuniões são conduzidas, a pontualidade nas entregas e a qualidade das contribuições individuais. Um exemplo poderia ser o incentivo para que todos os membros da equipe participem ativamente das reuniões de brainstorming, encorajando colaboração e a diversidade de ideias.

O estudo destaca a crescente importância dos fatores humanos, como a segurança psicológica e as normas sociais, para o desempenho da equipe. Os resultados indicam que a clareza das normas na equipe tem um impacto mais significativo no desempenho e na satisfação do que a segurança psicológica.

The jump of the cat 😺

Sugerindo um enfoque na descrição apropriada das normas existentes, o estudo incentiva líderes a trabalharem o aprimoramento da compreensão do comportamento aceitável como forma de ganho de eficiência.

Em minha opinião, além de fazer todo sentido pensar em aumento de produtividade quando trabalhamos em um ambiente onde as regras são claras e conhecidas, esta conclusão pode ser integrada com os conceitos de "coleta" e "clareza" amplamente abordados por David Allen no livro Getting Things Done. Allen defende a importância de coletar todas as tarefas, ideias e informações em um sistema confiável, a fim de liberar a mente para um pensamento claro e criativo. Ambos os conceitos destacam a importância de se ter uma visão organizada e transparente de tarefas e padrões organizacionais. Assim como a coleta de tarefas ajuda a aliviar a sobrecarga mental, a descrição apropriada das normas existentes permite que os membros da equipe tenham uma compreensão mais clara das expectativas, eliminando a ambiguidade e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

A grande pergunta é: como? Como conseguir tirar esses conceitos do papel? Quais ferramentas e práticas podemos utilizar neste processo? Para mim, o que melhor responde a isso na atualidade é a utilização incessante do GitHub3.

O GitHub é uma plataforma gratúita, amplamente utilizada para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software e colaboração entre equipes. Funciona como um repositório online onde os desenvolvedores podem armazenar, compartilhar e colaborar no código-fonte de seus projetos. Além disso, ele oferece recursos de gestão de projetos que facilitam a coordenação e comunicação entre equipes. Uma das funcionalidades mais notáveis neste ecossistema é a abertura de "Issues", que também costumo chamar de sistema de gestão de tickets. Issue podem ser usados para rastrear tarefas, problemas, soluções de melhorias e discussões relacionadas a algum projeto ou rotina. Issues simplificam a comunicação e, principalmente, mantém um registro estruturado das decisões tomadas. Isso sem, sombra de dúvidas, tem grande potencial para melhorar a clareza das normas de uma equipe e, consequentemente, contribuir para o ganho de eficiência.

Apesar de ter sido inicialmente concebido como uma plataforma para desenvolvimento de software, defendo que o GitHub oferece uma abordagem flexível e super user-friendly4, podendo este ser utilizado por qualquer tipo de trabalho gerencial5. Isso porque o processo de desenvolvimento de um software nada mais é do que a criação organizada de vários arquivos de texto, que neste contexto chamados de código.

Pergunta da prova do Enem

Uai, mais então softaware é igual a código que é igual a texto?

Responta: Sim!

Mas texto é igual a documento! Correto?

Sim

Então se no trabalho gerencial que eu faço vários documentos são criados ao longo do tempo então eu também posso utilizar o GitHub e como bônus ganhar todas as vantagens listadas acima?

Mizeravi!!

Exatamente, a flexibilidade da plataforma permite que grupos de diferentes áreas explorem suas funcionalidades para otimizar colaboração e gestão, independentemente do seu foco principal. Ai vão alguns exemplo:

  • Equipes de jornalismo e redação podem usar o GitHub para colaborar na criação e revisão de matérias, acompanhando sugestões e edições através das issues.
  • Servidores públicos podem usar o GitHub para colaborar na criação e revisão de editais de licitação, assim como para receber contribuições em cosultas públicas diversas6.
  • Equipes de marketing podem gerenciar campanhas e projetos, atribuindo tarefas, compartilhando materiais e mantendo um registro de discussões relevantes.
  • Até mesmo equipes de design podem aproveitar o GitHub para rastrear iterações de projetos, gerenciar feedback e manter um histórico de decisões de design.

Tome nota

\[ Softaware = Código = Texto = Documento \]

Bom, meu objetivo aqui não é mostrar a utilização do GitHub, porque isso podemos fazer de maneira mais detalhada no futuro. Quero apenas plantar esta ideia na sua cabeça. Tenho certeza que você ficou com curiosidade. Então sugiro que crie seu login na plataforma, caso ainda não tenha, e porque não, começe a utilizá-la. Pesquise como incluir arquivos, como abrir issues, como convidar colegas para participar e caso deseje ir mais além, como criar um projetos para acompanhar o andamento de todos os issues abertos.

Boa jornada!


  1. Escrito por pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia. 

  2. Tanto o artigo quanto o resumo citados analisam eficiência em equipes de engenharia de software, mas pretendo aqui tentar expandir estes conceitos para equipes administrativas de uma maneira em geral. 

  3. GitLab e Bitbucket são exemplos que também poderiam ser citados. 

  4. Segundo Wikipedia, se refere a facilidade para utilização de determinado objeto. 

  5. Um bom exemplo de utilização de issues para gestão de tickets é o documento A Reader on Data Visualization, que não é código. 

  6. Um bom exemplo são o Guia de Transparência Ativa e o Manual do Portal de Dados Abertos de Minas Gerais criados pela Diretoria Central de Transparência Ativa da CGE/MG criados para receber propostas de redação, utilizando-se, inclusive, de sistemas de comentários nos rodapés das páginas. 


Última atualização: August 31, 2023 15:40:05
Criada: August 29, 2023 16:54:38